O Top 7 é um quadro do Futeblog onde o próprio nome o explica. Escolhemos um tema e selecionamos os melhores vídeos ou fotos sobre ele. O tópico desta edição é “Melhores gols de pênalti”. Sem mais delongas vamos aos vídeos

 

7º – Awana Diab – Emirados Árabes 6 x 2 Líbano

 

The video cannot be shown at the moment. Please try again later.

 

Em uma partida amistosa, a seleção dos Emirados Árabes derrotava o Líbano pelo placar de 5 a 2 . Pouco antes do fim, to time que perdia piorou sua situação depois de cometer um pênalti. O encarregado de fechar a goleada foi um dos novos astros do futebol Árabe Awada Diab. O jogador fez a cobrança de uma forma inusitada que lhe rendeu a 7ª posição do nosso Ranking; ele cobrou a penalidade de calcanhar, fechando com chave de ouro a grande atuação dos Emirados Árabes, que venceu por 6 a 2 o Líbano.

Awana Diab acabou morrendo num acidente automobilístico dia 25 de Setembro deste ano aos 21 anos.

 

6º – Joonas Jolinen – Campeonato amador na Finlândia

 

The video cannot be shown at the moment. Please try again later.

 

Muitos jogadores presam por seu estilo. Enquanto alguns usam acessórios e outros penteador diferentes, alguns boleiros têm seus movimentos e jogadas como marca. Joonas Jolinen encontrou uma forma bem interessante de exibir seu diferencial. Ele misturou suas habilidades futebolísticas com dons acrobáticos para cobrar um pênalti. Não só marcou o gol, como saiu muito bem na fita, garantindo assim o o 6º lugar.

 

5º – Cobrador desconhecido – Origem Desconhecida

 

The video cannot be shown at the moment. Please try again later.

 

Não se sabe muito da história desse vídeo, só que a própria cena já fala muito. Em uma cobrança de pênaltis o batedor fez cálculos milimétricos, analisando a melhor forma de bater o goleiro. Ele então mirou no travessão, provocando a distração do goleiro, que saiu da meta a comemorar o tiro perdido. Mau sabia ele, que o gênio que que chutou a bola havia previsto cada ação do guarda-redes e fez a cobrança daquela forma de propósito. O balão, que havia subido, desceu direto no gol. Infelizmente, o time do nosso sábio dos gramados acabou perdendo, mas ele ganhou a 5º posição de nossa lista.

 

4º – Hisato Sato – Hiroshima x Shimizu

 

The video cannot be shown at the moment. Please try again later.

 

Para cobrar um pênalti é preciso pensar em todas as possibilidades de ações para vencer o goleiro. Uma excelente tática é a distração. Em partida válida pelo campeonato japones, o Sanfrecce Hiroshima tinha uma cobrança de penalidade máxima contra o Shimizu. O zagueiro Tomoaki Makino já se preparava para cobrar, ele ajeitou a bola, se concentrou e tomou distância. Para manter a calma, ele virou de costa e pensou em todas como iria bater. O goleiro tentava prever o que Makino estava pensando em fazer, um erro fatal! Quando ninguém esperava, Hisato Sato, jogador do Hiroshima, correu e marcou o gol. Uma estratégia digna dos orientais, que mereceu o 4º lugar do nosso Top 7

(Obs: O jogador que cobra uma penalidade máxima precisa se identificar antes da cobrança acontecer, se outro cobrar em seu lugar a cobrança deve ser anulada)

 

3º – Panenka – Tchecoslováquia(vencedora nos pênaltis) x Alemanha

 

The video cannot be shown at the moment. Please try again later.

 

Era a final da Eurocopa de 76. O jogo era Tchecoslováquia contra a Alemanha, em Belgrado, capital da Servia (Iugoslávia na época). A seleção Tcheca, que nunca havia ganhado nenhum título, chegou a fazer 2 a 0. Mas a equipe alemã foi guerreira e chegou ao empate no último minuto. O campeonato ira disputado nas cobranças de pênaltis. É na hora decisiva que o grande jogador aparece. A Alemanha tinha perdido um dos quatro pênaltis cobrados, e a Tchecoslováquia havia convertido todos e iria para sua quinta cobrança. Foi aí que, com muito sangue frio, o gênio Panenka marcou o último gol de uma forma que ninguém havia feito antes: ele usou a famosa cavadinha. Os Tchecos foram campeões, e Panenka ganhou o 3º lugar do nosso Top 7.

 

2º – Ezequiel – Espanha 3 x 0 Itália (Sub-19)

 

The video cannot be shown at the moment. Please try again later.

 

Alguns goleiros afirmam que eles escolhem o lado que vai pular na cobrança de pênalti de acordo com a posição do jogador em relação à bola. Caso o cobrador vá muito para o lado, ele vai bater no canto de sua perna boa. Se ele ficar mais para o meio, ele vai bater no lado da sua perna ruim. Mas se parecer que ele vai bater com uma perna e ele bater com outra? Foi a tática genial que Ezequiel, jogado espanhol sub 19, utilizou para deixar sua marca nas redes e no nosso ranking, ficando em 2º lugar.

 

1 º – Johan Cruyff – Ajax 5 x 0 Helmond sport

 

The video cannot be shown at the moment. Please try again later.

 

E nosso grande campeão é um dois maiores gênios do futebol, Johan Cruyff. Talvez você não tenha ouvido falar nele, mas com certeza já ouviu falar na famosa seleção holandesa de 74 apelidada de “Laranja Mecânica”. Digamos que Cruyff era o maquinista da “Laranja Mecânica”. O cara não só jogava em todas as posições, como foi protagonista de várias jogadas maravilhosas. Bem, vamos ao lance vencedor. Se você olhar bem as regras da cobrança de pênalti, vai ver que a cobrança deve ser feita PARA FRENTE e que os jogadores, com exceção do cobrador, não podem invadir a área. Claro, isso é o básico, todo mundo está acostumando com aqueles chutes a gol na penalidade máxima. Só que os gênios pensam diferente. Cruyff achou um detalhe que passaria despercebido; em vez de chutar a gol, ele deu um leve toque na bola. Um companheiro do seu time, que não invadiu, correu então atrás da bola para completar a jogada. Foi um lance tão inesperado que o poder de reação dos adversários foi quase nulo. Pela genialidade de ver possibilidade onde ninguém mais ver, Johan Cruyff é nosso grande campeão do 1º Top 7.

 

 

E então, o que acharam? Sei que alguns de vocês não vão concordar com a lista, que acharam que um dos pênaltis foi mais bem cobrado e importante que o outro, mas cada um tem a sua opinião e eu espero que vocês tenham gostado da minha. Em breve, mais Top 7. Fiquem ligados.


  1. real leis disse:

    Hello! This is kind of off topic but I need some guidance from an established blog. Is it difficult to set up your own blog? I’m not very techincal but I can figure things out pretty quick. I’m thinking about making my own but I’m not sure where to start. Do you have any tips or suggestions? Thanks

  2. order leis disse:

    Do you have a spam issue on this blog; I also am a blogger, and I was curious about your situation; we have created some nice methods and we are looking to swap techniques with others, please shoot me an e-mail if interested.

Deixe seu Comentário

Guest no horário do Servidor é Thursday, February 21, 2019 03:59:03

Connect with:



Sobre o Autor

Yan Cavalcanti, 22 anos, paraibano apaixonado por futebol desde pequeno. Graduando em Sistemas para Internet pelo IFPB, ex-aluno Marista, Estagiário da Dataprev, Goleiro ofensivo, gamer, e acima de tudo fã de um futebol bem jogado e analista da parte tática, sempre tentando arrumar uma forma de explicar uma partida de futebol.

Sobre o Blog

O Futeblog nasceu da vontade de compartilhar com o mundo minha visão sobre o futebol, espero aqui discutirmos de simples opiniões apaixonadas até questões táticas profundas, conto com ajuda de vocês para que possamos tornar esse blog uma ótima experiência fora das quatro-linhas, do passado ao presente, futeblog está aqui para que nós possamos mostrar como vermos esse esporte que é a maior paixão nacional de todas!

Enquete

Neymar está pronto para guiar a Seleção Brasileira em 2014?

View Results

Loading ... Loading ...