Em 15 de Julho de 1979, Saddam Hussein chegou ao poder no Iraque. O ditador ficou conhecido no mundo pelo punho de ferro com qual comandava sua nação. Seu governo deixou lastros de tortura, assassinatos, repressão e censura, além de três guerras do Golfo (Contra Irã, Kuwait e Eua). Claro que o governo influenciava também nos desportos, o que afastava os jovens atletas do futebol. Ainda assim o Iraque conseguiu chegar à Copa do Mundo de 1986. Perdeu os três jogos, contra: Paraguai, México e Bélgica, mas nenhuma goleada. Os Iraquianos também conseguiram jogar as Olímpiadas de 80, 84 e 88, em 80, aliás, passou de fase num grupo com Iugoslávia, Finlândia e Costa Rica. Mais uma guerra, os Estados Unidos invadiram e depuseram Saddam, que foi condenado à morte, em 2006. Mas, a partir da saída do ditador do poder, as coisas mudaram muito no futebol de lá.

Um ano pós-Saddam, e o Iraque estava novamente nos Jogos Olímpicos, e olhe que resultados surpreendentes: estreou vencendo Portugal por 4 a 2, e depois a Costa Rica por 2 a 0 e mais surpreendente ainda foi perder para o Marrocos por 2 a 1, chegando às Quartas-de-Final. Mas não foi a classificação que surpreendia, era um futebol vistoso, bonito, passes, técnica, porém com pouca organização e muito desespero defensivo, não parecia um país que nunca tinha tido nada representativo, nem sequer continentalmente (regionalmente o Iraque já havia vencido a Copa do Golfo Pérsico e a Copa do Oeste Asiático).  Quartas-de-Final E o Iraque venceu a Austrália por 1 a 0, incríveis semifinais! Mas sucumbiu ao Paraguai, por 3 a 1. Pegou a Itália no terceiro lugar e perdeu por 1 a 0 com gol de Gilardino. Parecia ser um golpe de sorte aquela empolgação que tomou conta de um país agora livre (Livre? Não sei! Mas não vamos discutir política aqui). Mas não era golpe de sorte. Três anos depois, o Iraque vencia a Arábia Saudita e conquistaria o titulo da Copa da Ásia de Nações, passando por Coréia do Sul e Austrália, no meio do caminho.

 

The video cannot be shown at the moment. Please try again later.

 

Vaga garantida para disputar a Copa das Confederações 2009, não fez feio: perdeu apenas para a Espanha (1 a 0) e empatou os outros dois jogos (África do Sul e Nova Zelândia). Mas não foi à Copa, não vai desde a participação da época do governo ditatorial do Saddam. Mas eu me pergunto: como um país destruído por várias guerras, com tanta desigualdade e pobreza, como uma nação assim consegue resultados tão expressivos em tão pouco tempo?

Ainda eram muitos os problemas, não existia unidade nacional, eram várias frentes diferentes querendo o poder e as eleições, sempre polêmicas, e atentados continuam até hoje… O país vive em constante alerta, as tropas americanas ainda estão lá. Mas, mesmo assim, o futebol perdura e o Iraque consegue sobreviver e, ainda por cima, consegue vencer, consegue convencer, mas faltava algo, uma Copa do Mundo. E pra isso é que ele veio!

 

Athur Antunes Coimbra, o nosso inigualável Zico, chegou ao Iraque este ano, e todos nós sabemos que Zico não é só um profissional exemplar, uma pessoa formidável ou um grande treinador e fantástico como jogador. Zico é aquela pessoa que une um país, é o exemplo de ídolo, é aquele cara que dá credibilidade a qualquer coisa em que seu nome esteja. O maior ídolo de duas Nações (Flamengo e Japão), ídolos em diversos países por onde passou como treinador também e, acima disso, Zico é respeitado por todos, não importa seu time de coração!

Em 1991, já aposentado, ele chegou ao Japão e foi o responsável pela popularização do esporte por lá, ajudou a encher estádios e proporcionou lances memoráveis (vide um gol de bicicleta ao contrário). Zico é o ídolo incontestável do futebol Japonês. Foi treinador numa copa do mundo e uniu o país numa só cor, numa só voz. Agora, Zico volta à Ásia e com um trabalho muito mais difícil: levar o Iraque à Copa de 2014. Qualidade ele até tem, mas não existe experiência internacional, nenhum atleta joga fora do Oriente Médio. Cabe a ele transformar um grupo de jogadores bons numa equipe campeã. Aprendi a nunca duvidar de Zico, mas mais que isso, Zico é aquele cara que pode unir o Iraque em torno de um time de futebol, e ainda podendo trazer a paz que o Iraque tanto precisa, é difícil, mas nada como o futebol para fazê-lo!

 

The video cannot be shown at the moment. Please try again later.

 

Eu torço e confio no Zico, nesse caso o futebol é menos importante mas pode ser o grande boom que esta grandiosa nação precisa para se reerguer!

 

******

O Iraque de Zico venceu a China por 1 a 0 nesta sexta-feira, com o gol marcado nos acréscimos e está a um passo para classificar-se para fase final das Eliminatórias para Copa do Mundo de 2014. No Grupo A, a Jordânia já está classificada e a China perto da desclassificação. Faltam ainda dois jogos.

Classificação do Grupo do Iraque

Times
J V E D GM GS SG Pts
Jordânia 4 4 0 0 9 1 +8 12
Iraque 4 3 0 1 4 2 +2 9
China 4 1 0 3 3 5 −2 3
Cingapura 4 0 0 4 1 9 −8 0

 


  1. newtech disse:

    Keep functioning ,fantastic job!

  2. Thank you for the sensible critique. Me & my neighbor were just preparing to do some research about this. We got a grab a book from our area library but I think I learned more from this post. I’m very glad to see such excellent information being shared freely out there.

  3. I together with my buddies have already been checking the excellent thoughts located on your website while at once I got a horrible feeling I never expressed respect to you for those secrets. Those ladies ended up as a consequence stimulated to read through them and already have really been making the most of them. Appreciation for turning out to be considerably kind and also for choosing some smart subjects millions of individuals are really desperate to learn about. My sincere regret for not expressing gratitude to you earlier.

  4. I have been surfing online more than three hours lately, but I by no means found any fascinating article like yours. It is beautiful price enough for me. In my opinion, if all website owners and bloggers made excellent content as you did, the web will probably be much more helpful than ever before.

  5. Hello There. I found your blog using msn. This is a very well written article. I will make sure to bookmark it and return to read more of your useful info. Thanks for the post. I’ll certainly comeback.

  6. Quality posts is the main to be a focus for the users to go to see the web site,
    that’s what this web page is providing.

Deixe seu Comentário

Guest no horário do Servidor é Wednesday, October 17, 2018 12:03:22

Connect with:



Sobre o Autor

Yan Cavalcanti, 22 anos, paraibano apaixonado por futebol desde pequeno. Graduando em Sistemas para Internet pelo IFPB, ex-aluno Marista, Estagiário da Dataprev, Goleiro ofensivo, gamer, e acima de tudo fã de um futebol bem jogado e analista da parte tática, sempre tentando arrumar uma forma de explicar uma partida de futebol.

Sobre o Blog

O Futeblog nasceu da vontade de compartilhar com o mundo minha visão sobre o futebol, espero aqui discutirmos de simples opiniões apaixonadas até questões táticas profundas, conto com ajuda de vocês para que possamos tornar esse blog uma ótima experiência fora das quatro-linhas, do passado ao presente, futeblog está aqui para que nós possamos mostrar como vermos esse esporte que é a maior paixão nacional de todas!

Enquete

Neymar está pronto para guiar a Seleção Brasileira em 2014?

View Results

Loading ... Loading ...