Em 15 de Julho de 1979, Saddam Hussein chegou ao poder no Iraque. O ditador ficou conhecido no mundo pelo punho de ferro com qual comandava sua nação. Seu governo deixou lastros de tortura, assassinatos, repressão e censura, além de três guerras do Golfo (Contra Irã, Kuwait e Eua). Claro que o governo influenciava também nos desportos, o que afastava os jovens atletas do futebol. Ainda assim o Iraque conseguiu chegar à Copa do Mundo de 1986. Perdeu os três jogos, contra: Paraguai, México e Bélgica, mas nenhuma goleada. Os Iraquianos também conseguiram jogar as Olímpiadas de 80, 84 e 88, em 80, aliás, passou de fase num grupo com Iugoslávia, Finlândia e Costa Rica. Mais uma guerra, os Estados Unidos invadiram e depuseram Saddam, que foi condenado à morte, em 2006. Mas, a partir da saída do ditador do poder, as coisas mudaram muito no futebol de lá.

Um ano pós-Saddam, e o Iraque estava novamente nos Jogos Olímpicos, e olhe que resultados surpreendentes: estreou vencendo Portugal por 4 a 2, e depois a Costa Rica por 2 a 0 e mais surpreendente ainda foi perder para o Marrocos por 2 a 1, chegando às Quartas-de-Final. Mas não foi a classificação que surpreendia, era um futebol vistoso, bonito, passes, técnica, porém com pouca organização e muito desespero defensivo, não parecia um país que nunca tinha tido nada representativo, nem sequer continentalmente (regionalmente o Iraque já havia vencido a Copa do Golfo Pérsico e a Copa do Oeste Asiático).  Quartas-de-Final E o Iraque venceu a Austrália por 1 a 0, incríveis semifinais! Mas sucumbiu ao Paraguai, por 3 a 1. Pegou a Itália no terceiro lugar e perdeu por 1 a 0 com gol de Gilardino. Parecia ser um golpe de sorte aquela empolgação que tomou conta de um país agora livre (Livre? Não sei! Mas não vamos discutir política aqui). Mas não era golpe de sorte. Três anos depois, o Iraque vencia a Arábia Saudita e conquistaria o titulo da Copa da Ásia de Nações, passando por Coréia do Sul e Austrália, no meio do caminho.

 

The video cannot be shown at the moment. Please try again later.

 

Vaga garantida para disputar a Copa das Confederações 2009, não fez feio: perdeu apenas para a Espanha (1 a 0) e empatou os outros dois jogos (África do Sul e Nova Zelândia). Mas não foi à Copa, não vai desde a participação da época do governo ditatorial do Saddam. Mas eu me pergunto: como um país destruído por várias guerras, com tanta desigualdade e pobreza, como uma nação assim consegue resultados tão expressivos em tão pouco tempo?

Ainda eram muitos os problemas, não existia unidade nacional, eram várias frentes diferentes querendo o poder e as eleições, sempre polêmicas, e atentados continuam até hoje… O país vive em constante alerta, as tropas americanas ainda estão lá. Mas, mesmo assim, o futebol perdura e o Iraque consegue sobreviver e, ainda por cima, consegue vencer, consegue convencer, mas faltava algo, uma Copa do Mundo. E pra isso é que ele veio!

 

Athur Antunes Coimbra, o nosso inigualável Zico, chegou ao Iraque este ano, e todos nós sabemos que Zico não é só um profissional exemplar, uma pessoa formidável ou um grande treinador e fantástico como jogador. Zico é aquela pessoa que une um país, é o exemplo de ídolo, é aquele cara que dá credibilidade a qualquer coisa em que seu nome esteja. O maior ídolo de duas Nações (Flamengo e Japão), ídolos em diversos países por onde passou como treinador também e, acima disso, Zico é respeitado por todos, não importa seu time de coração!

Em 1991, já aposentado, ele chegou ao Japão e foi o responsável pela popularização do esporte por lá, ajudou a encher estádios e proporcionou lances memoráveis (vide um gol de bicicleta ao contrário). Zico é o ídolo incontestável do futebol Japonês. Foi treinador numa copa do mundo e uniu o país numa só cor, numa só voz. Agora, Zico volta à Ásia e com um trabalho muito mais difícil: levar o Iraque à Copa de 2014. Qualidade ele até tem, mas não existe experiência internacional, nenhum atleta joga fora do Oriente Médio. Cabe a ele transformar um grupo de jogadores bons numa equipe campeã. Aprendi a nunca duvidar de Zico, mas mais que isso, Zico é aquele cara que pode unir o Iraque em torno de um time de futebol, e ainda podendo trazer a paz que o Iraque tanto precisa, é difícil, mas nada como o futebol para fazê-lo!

 

The video cannot be shown at the moment. Please try again later.

 

Eu torço e confio no Zico, nesse caso o futebol é menos importante mas pode ser o grande boom que esta grandiosa nação precisa para se reerguer!

 

******

O Iraque de Zico venceu a China por 1 a 0 nesta sexta-feira, com o gol marcado nos acréscimos e está a um passo para classificar-se para fase final das Eliminatórias para Copa do Mundo de 2014. No Grupo A, a Jordânia já está classificada e a China perto da desclassificação. Faltam ainda dois jogos.

Classificação do Grupo do Iraque

Times
J V E D GM GS SG Pts
Jordânia 4 4 0 0 9 1 +8 12
Iraque 4 3 0 1 4 2 +2 9
China 4 1 0 3 3 5 −2 3
Cingapura 4 0 0 4 1 9 −8 0

 


  1. Economy disse:

    Unquestionably believe that which you said. Your favorite justification seemed to be on the internet the easiest thing to be aware of. I say to you, I certainly get annoyed while people think about worries that they just do not know about. You managed to hit the nail upon the top and defined out the whole thing without having side-effects , people can take a signal. Will probably be back to get more. Thanks

  2. Thank you for all of the effort on this web page. My niece take interest in making time for investigation and it’s simple to grasp why. Almost all notice all about the compelling manner you provide very important guidelines through the web blog and as well invigorate participation from other ones on this article so my princess is really starting to learn so much. Take advantage of the rest of the year. You’re doing a really great job.

  3. Economy disse:

    I¡¦ll right away clutch your rss as I can’t to find your e-mail subscription hyperlink or newsletter service. Do you’ve any? Kindly let me recognise in order that I could subscribe. Thanks.

  4. Magnificent beat ! I wish to apprentice while you amend your site, how could i subscribe for a blog web site? The account helped me a acceptable deal. I had been a little bit acquainted of this your broadcast offered bright clear concept

Deixe seu Comentário

Guest no horário do Servidor é Monday, August 20, 2018 08:32:17

Connect with:



Sobre o Autor

Yan Cavalcanti, 22 anos, paraibano apaixonado por futebol desde pequeno. Graduando em Sistemas para Internet pelo IFPB, ex-aluno Marista, Estagiário da Dataprev, Goleiro ofensivo, gamer, e acima de tudo fã de um futebol bem jogado e analista da parte tática, sempre tentando arrumar uma forma de explicar uma partida de futebol.

Sobre o Blog

O Futeblog nasceu da vontade de compartilhar com o mundo minha visão sobre o futebol, espero aqui discutirmos de simples opiniões apaixonadas até questões táticas profundas, conto com ajuda de vocês para que possamos tornar esse blog uma ótima experiência fora das quatro-linhas, do passado ao presente, futeblog está aqui para que nós possamos mostrar como vermos esse esporte que é a maior paixão nacional de todas!

Enquete

Neymar está pronto para guiar a Seleção Brasileira em 2014?

View Results

Loading ... Loading ...