Em quatro de dezembro de 1989 foi fundado o São Caetano. Time que em onze anos entrou para o cenário nacional de forma avassaladora. Chegou a ser considerado um dos grandes. Mas uma tragédia impediu que o São Caetano continuasse a fazer história de modo positivo. Conheçam agora a incrível história do São Caetano.

 

O Início

 

Empresários ligados à cidade de São Caetano do Sul tentaram reerguer o futebol naquele município. A cidade chegou a ter equipes na Divisão Máxima do futebol paulista. Então o grupo utilizou-se do clube Sociedade Esportiva Recreativa União Jabaquara, que atendia todas as exigências da Federação Paulista de Futebol, para se filiar, quando conseguiu o feito, mudou o nome do clube para Associação Desportiva São Caetano.

 

 

Estreou no Paulista da quarta divisão em 1990, e conseguiu subir para a primeira divisão no menor tempo possível. Em 93 já figurava na elite paulista, mas acabou rebaixado. Caiu para a terceira divisão e por lá ficou até 98, ano em que jogou pela primeira vez um Campeonato Brasileiro, o da Série C. E em uma campanha espetacular o Azulão conseguiu subir para a segunda divisão nacional, que ainda era uma grande bagunça com times até demais. Em 99 O time manteve-se na segunda divisão paulista e na segunda brasileira.

 

O Milagre

 

Foi em 2000 que tudo aconteceu! Começando pelo Campeonato Paulista, em que o São Caetano voltou à elite depois de passar pelo Etti Jundiaí, em partidas memoráveis. Mirandinha pelo Etti Jundiaí e Túlio Maravilha (Em fim de carreira há 12 anos…) pelo São Caetano. Mas 2000 também era o ano da Copa João Havelange. O último Campeonato Brasileiro bagunçado, neste, equipes subiram de elevador (vulgo Bahia e Fluminense). O torneio era tão estranho que no final juntavam-se equipes das três divisões (chamados de módulos) para a disputa da famigerada Copa.

 

The video cannot be shown at the moment. Please try again later.

 

Sim, uma equipe da Segunda ou Terceira Divisão poderiam ser campeões nacionais, que coisa, não? O grande Jair Picerni montou uma equipe bem arrumada, com bons jogadores em todos os setores e um matador nato: Adhemar! O São Caetano foi vice-campeão da segunda divisão, mas arrumou a vaga para disputar o título junto com o Paraná (Campeão), Remo (Terceiro) e Malutron (Campeão da Terceira Divisão). Agora na Elite o São Caetano jogaria com o poderoso Fluminense, logo de cara. E como os Deuses do Futebol não perdoam! (Não perdoariam a subida do Fluminense da C para a A sem passar pela B) O clube do interior paulista passou, com direito a um gol épico de Adhemar no Maracanã.

 

The video cannot be shown at the moment. Please try again later.

 

Nas quartas de Finais, outro adversário de renome, o Palmeiras. Vitória por 4 a 3 na primeira partida empate por 2 a 2 na segunda, ambos no Palestra Itália. O São Caetano estava confirmado como o matador de gigantes! Outro gigante, o Grêmio na semifinal e duas vitórias incontestáveis! 3 a 2 em casa, 3 a 1 lá no Olímpico, que isso gente? Chegou a final para enfrentar o Vasco Vice-Campeão Mundial.

 

The video cannot be shown at the moment. Please try again later.


A primeira partida da final terminou em 1 a 1, com o início bom do clube paulista. César marcou aos 11, Romário empatou aos 27 e terminou nisso. A segunda partida foi para o São Januário. E aí a grande confusão. Primeiramente o Vice-Presidente do Vasco Eurico Miranda colocou o jogo para São Januário, apenas por que não queria usar o Maracanã. Foram vendidos 32.000 ingressos, mas testemunhas falaram que entrou muita gente sem pagar. O que poderia acontecer? Logo depois de o São Caetano acertar duas bolas na trave o estádio veio a baixo! O vice-presidente vascaíno ainda queria que o jogo recomeçasse, não recomeçou. E os jogadores do Vasco pegou o troféu e se autoproclamaram campeões brasileiros, com volta olímpica e tudo.

 

 

Parecia que o titulo seria dividido e não haveria final, a Rede Globo fez pressão para o contrário e teve jogo. Alguns atletas estavam em outros times, outros de férias, outros sem contrato. Mas tudo se acertou e as equipes foram a campo mais uma vez, e o resultado não foi bom para o clube de São Caetano do Sul. Não deu para segurar o Vasco, que para provocar a Rede Globo entrou com o símbolo do SBT nas camisas do time, de Romário (que já havia saído na partida cancelada), Juninho Paulista, Euller e Pedrinho. 3 a 1 para o Vasco que foi o Campeão Nacional daquele ano. Mas o São Caetano havia conseguido um heroico feito e foi colocado na primeira divisão do ano seguinte.

 

A Afirmação

 



Em 2001 havia o sentimento de dúvida sobre o São Caetano, séria apenas mais uma zebra de um campeonato? Não foi, chegou até a fase de Oitavas de Final da Libertadores, sendo eliminado nos pênaltis contra o Palmeiras. E no Brasileirão, o Azulão jogava o melhor futebol do Brasil, tanto que liderou a primeira fase da competição. Tudo ia bem até na decisão tomar dois gols nos últimos 10 minutos do primeiro jogo, contra o Atlético Paranaense, no Paraná. Não teve força para reverter o resultado e o clube terminou em segundo lugar (pela terceira vez neste post).

 

 

Em 2002 do clube foi espetacular. Terceiro Lugar no último torneio Rio-São Paulo. E vice-líder da primeira fase do Brasileirão. Acabou caindo para o Fluminense logo no primeiro mata-mata. Mas foi em 2002 que o São Caetano conseguiu o feito mais espetacular de sua história. Com uma campanha perfeita o clube paulista eliminou o Peñarol e o América do México e chegou à decisão do campeonato mais disputado das Américas, a Copa Libertadores. Mais que isso, o São Caetano venceu o Olímpia no Paraguai! Tinha tudo pronto para levar o caneco, jogo lotado no Pacaembu (Corrigido pelo internauta Caio Pires). O time brasileiro ainda abriu o marcador com Aílton aos 34 minutos, mas cedeu a virada e perdeu nos pênaltis. Mais um vice-campeonato, e logo quando tudo andava bem.

 

 

No ano de 2003, outra boa campanha no Campeonato Brasileiro, quarto lugar no primeiro torneio de pontos corridos, a equipe parecia se fixar entre os melhores do país. Era um clube desejado pelos atletas e com fama boa, de quem pagava em dia e honrava seus compromissos. Tanto é que em 2004 o clube conquistou seu primeiro título: O Campeonato Paulista de 2004, sob comando de Muricy Ramalho. E na Libertadores acabou sendo eliminado nos pênaltis para o fortíssimo Boca Juniors. Mas 2004 será sempre lembrado como um péssimo ano para o clube.

 

A Tragédia

 

The video cannot be shown at the moment. Please try again later.


No dia 26 de Outubro de 2004 em partida contra o São Paulo, o zagueiro Serginho acabou sofrendo uma parada cardíaca e acabou morrendo. Viu-se no campo cenas de desespero, chocou o mundo do futebol. O time ocupava sempre posição de destaque na competição, tanto que foi punido em 24 pontos e ainda permaneceu na elite. Mas depois disso nada foi o mesmo.

 

veja também: Jogadores que morreram em campo

 

O Descenso


Depois da morte de Serginho o clube jamais se recuperou, passou a figurar as baixas posições, foi rebaixado, os salários atrasando e no final o São Caetano nunca mais foi o mesmo. Conseguiu outro vice-campeonato, o Paulista de 2007. Mas em se tratar de Brasileiro, ficou perambulando entre meio da tabela e chances de cair. O conto de fadas havia acabado.


  1. I could not refrain from commenting. Well written!|

  2. When I originally commented I clicked the “Notify me when new comments are added” checkbox and now each time a comment is added I get four e-mails with the same comment. Is there any way you can remove people from that service? Thanks a lot!

  3. I’d must test with you here. Which isn’t something I normally do! I take pleasure in reading a publish that may make individuals think. Additionally, thanks for permitting me to remark!

  4. Milo Rank disse:

    We absolutely love your blog and find a lot of your post’s to be precisely what I’m looking for. can you offer guest writers to write content available for you? I wouldn’t mind composing a post or elaborating on most of the subjects you write concerning here. Again, awesome weblog!

Deixe seu Comentário

Guest no horário do Servidor é Wednesday, September 02, 2015 12:22:29

Connect with:



Sobre o Autor

Yan Cavalcanti, 22 anos, paraibano apaixonado por futebol desde pequeno. Graduando em Sistemas para Internet pelo IFPB, ex-aluno Marista, Estagiário da Dataprev, Goleiro ofensivo, gamer, e acima de tudo fã de um futebol bem jogado e analista da parte tática, sempre tentando arrumar uma forma de explicar uma partida de futebol.

Sobre o Blog

O Futeblog nasceu da vontade de compartilhar com o mundo minha visão sobre o futebol, espero aqui discutirmos de simples opiniões apaixonadas até questões táticas profundas, conto com ajuda de vocês para que possamos tornar esse blog uma ótima experiência fora das quatro-linhas, do passado ao presente, futeblog está aqui para que nós possamos mostrar como vermos esse esporte que é a maior paixão nacional de todas!

Enquete

Neymar está pronto para guiar a Seleção Brasileira em 2014?

View Results

Loading ... Loading ...